Carrinho

0 item - R$0.00

São Gonçalo Velho: Livro conta história da povoação mais antiga de Mato Grosso

capa-so-frente-sao-goncalo-velho-pq

Para aqueles que estão estudando para concursos ou simplesmente pesquisando a história do estado, os livros mais recomendados são, dentre outros, “História de Mato Grosso”, da professora Else Cavalcante. Mas para aqueles que querem se aprofundar nos eventos desde a fundação de Cuiabá, o livro “São Gonçalo Velho – povoação cuiabana pioneira”, de Paulo Pitaluga, é o recomendado.

A obra, publicada em 2010 pela Carlini & Caniato Editorial, está disponível no site da editora para todo o Brasil. São Gonçalo Velho é a povoação urbana mais antiga de Mato Grosso e em especial da região do vale do rio Cuiabá, sendo que sua ocupação populacional nunca sofreu qualquer descontinuidade desde 1718.

A memória histórica e social da região sempre foi relegada a um segundo plano na historiografia regional, vez que sempre se priorizou as pesquisas e os textos acerca de Cuiabá, as lavras do Sutil por excelência, em detrimento de seus primeiros arranchamentos. Este livro vem com o objetivo de preencher esta lacuna.

A autor, Paulo Pitaluga, é historiador, sócio efetivo do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso e seu ex-Presidente. Autor de 24 livros já editados acerca da história regional mato-grossense e mais de 60 artigos publicados em revistas especializadas.

Desde 1999, vem coordenando a série Publicações Avulsas, do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, com 67 títulos publicados, abrangendo re-edições de obras, artigos raros e de difícil obtenção. A sua especialização é na história colonial, em especial, no denominado Mato Grosso espanhol dos séculos XVI e XVII.

Ocupou o cargo de Secretário de Estado de Cultura de Mato Grosso de fevereiro de 2008 a março de 2010.

Onde comprar

O livro “São Gonçalo Velho – povoação cuiabana pioneira”, de Paulo Pitaluga, está disponível no site da Carlini & Caniato Editorial para todo o Brasil. Clique AQUI para acessar.

Leave a Reply

*