© 2020 Editora TantaTinta Ltda.

 Rua Nossa Senhora de Santana, 139 – sala 3 – Edifício Acará
Centro Sul – Cuiabá – Mato Grosso. CEP.: 78020-122
contato@tantatinta.com.br – 
Telefones: (65) 3023-5714 / 5715

Carlini&Caniato Editorial

  • Facebook - círculo cinza
  • Instagram - Cinza Círculo
  • YouTube - círculo cinza

Desenvolvido por © Victor Hugo Machado dos Anjos

Doenças e práticas de cura: o olhar de um naturalista setecentista

A obra traz uma série de contribuições à historiografia. Contém, na íntegra e com nova leitura paleográfica, um importante documento do século XVIII, “Enfermidades endêmicas da capitania de Mato Grosso”, de autoria do naturalista Alexandre Rodrigues Ferreira, sobre a etapa mato-grossense da extraordinária expedição científica que ele chefiou, entre 1783 e 1792, pela Amazônia e parte do Centro-Oeste brasileiro.

A partir das descrições e análises de Rodrigues Ferreira sobre as doenças, epidemias e práticas de cura que encontrou em Mato Grosso, a autora constrói um leque de investigações históricas que ao final convergem na composição de um quadro histórico rico e multifacetado tanto do pensamento científico e da política colonial lusitana no final do XVIII, quanto das patologias, da vida cotidiana e das práticas populares de cura.

Leny Caselli Anzai possui Graduação e Mestrado em História pela UFG e Doutorado em História pela UnB. Atualmente é professora Titular do Departamento de História, com atuação no Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Mato Grosso, dedicando-se ao ensino e à pesquisa. Publicou artigos e livros cujas temáticas estão centradas em História do Brasil no período colonial, com ênfase em práticas culturais nas relações fronteiriças entre a América portuguesa e a América espanhola, especialmente em temas relacionados às doenças, práticas de cura e história da alimentação. Em coautoria com Janaína Amado publicou “Anais de Vila Bela 1734-1789” (EdUFMT; Carlini & Caniato, 2006), que se constitui em um importante conjunto de documentos históricos sobre Mato Grosso no século XVIII, fontes até então inéditas, localizadas em arquivo histórico dos Estados Unidos (Newberry Library). Também em parceria com Janaína Amado publicou “Luís de Albuquerque. Viagens e governo na capitania de Mato Grosso 1771-1791” (Versal Editores, 2014), resultado de projeto vencedor do Prêmio Odebrecht de Pesquisa Histórica de 2012, e finalista do 57º Prêmio Jabuti na área de Ciências Humanas (2015). Organizou e publicou, em parceria com Maria Cristina Bohn Martins (Unisinos), “Histórias coloniais em áreas de fronteiras: índios, jesuítas e colonos” (2008), e “Pescadores de almas: jesuítas no Ocidente e Oriente” (2012), ambos em coedição - Editora da Unisinos, Editora da UFMT, e Editora Oikos (2012).

Autora

Leny Caselli

Ficha técnica:

Dimensões: 17 x 24

Páginas: 272

Acabamento: Brochura

Peso: 464 kg

Ano de publicação: 2017

ISBN: 978-85-99146-69-9

Preço: 42,00 R$